Retentores
Modelos de retentores
Retentores são peças essenciais no funcionamento de uma máquina. Afinal de contas, são responsáveis por impedir a passagem de fluídos de um componente para outro em que não é preciso lubrificação.
Montagem e Funcionamento
Como existem muitos tipos de retentores no mercado, se torna fundamental conhecer suas características.
O principal objetivo, aqui, é escolher a peça conforme as necessidades de sua produção, a qualidade e a durabilidade. Como consequência, com base em informação, você consegue potencializar a operação com foco em minimizar qualquer período de inatividade causado por falhas inesperadas.
Quer saber mais? Vamos tirar as suas dúvidas sobre retentores.
Funcionamento
Como funciona um Retentor
Antes de mais nada, a principal função de um retentor é reter diferentes tipos de fluídos, como óleos e graxas que precisam ser contidos na parte interior de um equipamento.. Com isso, é possível evitar a entrada de resíduos e impurezas do exterior. Entre os principais exemplos estão areia, poeira e terra.
Eles são utilizadas em todos os tipos de segmentos em praticamente tudo o que precisa de movimentação mecânica. Veja, a seguir, exemplos de onde o retentor é usado:
• motocicletas;
• caminhões;
• carros;
• ônibus;
• máquinas agrícolas;
• eletrodomésticos;
• aviões;
• máquinas industriais.
Em outras palavras, o retentor cumpre a função de vedação em condição estática, em máquina parada, e na condição dinâmica, de máquina em movimentação. Além disso, ele atua também na variedade de condições de temperatura e de meio externo conforme as projeções feitas para a máquina inicialmente. Assim, a vedação acontece pelo contato entre a aresta do lábio de vedação e o ponto de eixo da máquina.
Construção
Agora que você já sabe como funciona um retentor e sua importância para uma máquina industrial, vamos falar sobre o processo de construção. Nos diferentes retentores que existem no mercado, são usados quatro tipos de borrachas sintéticas: Nitrílica (NBR), Poliacrílica (ACM), Silicone (MVQ), Fluorelastômero (FPM).
Como cada classificação de borracha sintética tem uma variação de resistência química, se mostra essencial que o retentor escolhido tenha compatibilidade com o fluido que será vedado. Vale ressaltar que determinam também a escolha da borracha questões como temperatura e a velocidade de rotação do eixo.
Na prática, o retentor é composto por algumas peças específicas dentro de sua aplicação. Confira, agora em detalhes, a construção dos retentores!
Vedação Principal
Se trata da parte que faz contato com o eixo e retém os fluidos no que forma o sistema. Em algumas situações atualmente, os retentores têm nervuras especiais em aplicações dinâmicas. Como consequência, existe um efeito hidrodinâmico que costuma ser comparado com um sistema de sucção que evita os fluídos de passarem.
Vedação Auxiliar
Mola
Carcaça
Costas
Diâmetro externo
Tipos mais comuns de retentores
Retentor de Válvula
Retentor de Bengala
Retentores Industriais
Quais são as aplicações?
Dúvidas?
Estamos prontos para lhe atender, equipe qualificada para tirar todas as suas dúvidas.