Orings

Anéis O’Ring são mais versáteis comparados com todos os outros tipos de vedadores.
Eles estão presentes nos sistemas de vedação podendo ser das mais estáticas ou dinâmicas, sendo que as dinâmicas podem ter movimento alternativo, ou um movimento mais rotativo ou que ambas tenham uma combinação.
A sua principal aplicação são nas hidráulicas e na pneumática. No entanto, o anel é um componente obrigatório que desempenha a função essencial de selar as conexões de todos os tipos. Normalmente a sua composição é de variações de borrachas, contendo vários tamanhos.

Anéis O’ring vedação e aplicações

O anel de vedação consiste em ser um elemento que possui vários formatos, sua semelhança é a uma peça circular vazada de borracha. Que ao ser utilizada para vedação, passa a ser um elemento comprimido por duas peças ( sendo dois extremos de conexão hidráulica) e, assim, criando um selo resistente. Garantindo que  os Anéis O’Ring suportem altas pressões, evitando qualquer tipo de vazamento.

As suas características e medidas mudam de acordo com a demanda. Porém ele é essencial, tanto para garantir o funcionamento de um avião como para manter um torno mecânico em operação.

Sendo assim, independente da sua escala, a vedação de anel se tornou um componente essencial utilizado na mecânica moderna. Podendo ser aplicada em vários setores.

 

 

Características Anéis O’Ring

Os Anéis O’Ring de vedação tem um formato circular e seu corpo é arredondado. A sua fabricação geralmente é à base de elastômeros, com característica ao elástico por ser polímero. Os seus materiais são etileno propileno, neoprene, borracha nitrílica, silicone, borracha nitrílica hidrogenada, fluo carbono e estireno butadieno. No entanto, as suas medidas são tabeladas, sendo assim, para que possa comprar é necessário que você Além disso, os anéis O’Ring de vedação possuem uma escala de dureza (shore), a resistência mínima e máxima de temperatura enquanto em serviço e aplicações recomendadas.

Anéis O’Ring e suas aplicações

Os anéis podem ser utilizados em diversas aplicações hidráulicas e  pneumáticas, garantindo total vedação nas suas conexões, mesmo que as temperaturas sejam altas, acidez, gasolina, corrosão de óleos, ozônios e vários outros cenários.

Monagem e Instalação do Anel

A sua instalação é muito simples, você apenas precisa posicionar o anel de vedação na sua fenda específica para o componente e garantir que está bem alinhada.

No entanto, quando for realizar manutenção é necessário que tenha atenção aos Anéis O’Ring, realizando uma verificação periódica, e se for necessário lubrificar.

Importância dos Anéis

A sua maior importância é por ser um elemento de vedação, se tornando peça fundamental para fechar as brechas de sistemas, que necessitam de alta performance dos seus componentes. Já que em muitos casos, as suas conexões têm sido representadas justamente por um ponto de atenção. Sendo assim, os Anéis O’Ring se tornaram um produto 100% seguro e eficiente.

A principal função dos Anéis O’Ring

O Anel uma vez colocado sobre alguma ranhura ele é forçado a moldar o seu alojamento, preenchendo o seu espaço e eliminando eventuais folgas. Sendo assim, esta carga tende promover um aperto na estrutura do anel, gerando sobre a face na qual foi posicionado, porém pode ser impactado pelo o material do anel. Já um outro ponto que influencia muito é a pressão do sistema, que quanto maior, melhor será a sua vedação (desde que os limites sejam respeitados). Sendo assim, este elemento completa o sistema, evitando qualquer vazamento.

Dúvidas?

Estamos prontos para lhe atender, equipe qualificada para tirar todas as suas dúvidas.