Gaxetas
Modelos de Gaxetas
Características
Define-se a gaxeta convencional como sendo um anel como sendo um anel usualmente de borracha com labio ou labios que fazem denominada de vedador automático, por sua capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste ou do êmbolo.
A função das gaxetas é vedar sistemas de movimentos alternativos que fogem à capacidade de vedação dos O’Rings, com a vantagem de apresentar excelente desempenho e desgaste mínimo pelo fato de a pressão sofre os lábios ser proporcional à pressão do fluido.
As gaxetas fazem vedação para sistemas de baixas e altas pressões, dependendo da dureza de seu material ,modelo e perfil.
As gaxetas modelos “U” e “L” podem ser adaptadas a sistemas de duplo efeito, mas com desempenho inferior aos vedadores de êmbolo.
Consegue-se moldar alguns modelos entre outros, que são de grande eficiência em sistemas onde as superficies deslizantes são asperas.
Extrusão
Em sistemas onde as pressões são altas, o funcionamento dos lábios de vedação pode ficar prejudicado se ocorrer desgaste ou extrusão na base da gaxeta, ocasionado pela modificação na distribuição de pressões sob a gaxeta; altas pressões podem, ainda, provocar rasgos nas gaxetas
O desgaste ou extrusão na base das gaxetas são eliminados através da redução da folga diametral pela utilização de um reforço na base ou de uma borracha que suporte maiores pressões.
As gaxetas “UR” comumente rasgam quando submetidas a altas pressões.
As gaxetas admitem pequenos movimentos rotativos ou oscilantes, desde que projetadas para vedar tais sistemas
Montagem
As gaxetas são montadas com os lábios de vedação voltados para o fluido a ser vedado e aconselha-se recobri-los com óleo ou graxa limpa para facilitar a montagem e manter os lábios lubrificados, principalmente para sistemas pneumáticos.
E necessário certo cuidado na montagem, a fim de não danificar os lábios por rebarbas, amassamentos ou qualquer defeito que possa existir nas peças do equipamento. A presença de partículas abrasivas no sistema pode causar desgaste prematuro nos lábios de vedação.
FUNÇÃO DAS VEDAÇÕES
Vedação do Pistão
Atuam como barreira de pressão e impedem que o fluido passe pelo pistão – importante para controlar o movimento do cilindro ou manter a posição quando em repouso
Gaxetas para Haste
Atuam como barreira de pressão e mantêm o fluido operacional dentro do cilindro.
Regular a película de fluido que se prolonga com a superfície da haste do pistão – importante para inibir a corrosão da haste e para lubrificar a vedação do limpador e a própria vedação da haste
Mantém a película de lubrificação para dentro do cilindro quando a haste movimenta
Vedação Anti Extrusão
Protegem o vedador da haste dos picos de pressão de fluido em excesso pela pressão do sistema.
Atenuar as flutuações na pressão do sistema, melhorando assim o desempenho do vedador da haste permitindo que o vedador da haste trate com a pressão mais constante ou gradualmente nas mudanças.
Atuar como um excluder interno para manter contaminantes do sistema, tais como partículas de metal, de danificar o vedador da haste
Raspador
Impedir a entrada de contaminantes externos na montagem do cilindro e no sistema hidráulico.
Manter a película de lubrificação dentro do cilindro quando a haste se movimenta.
Anel Guia
Evitar contato metal-metal entre componentes
Reagem a carga radial causada por cargas laterais na montagem do cilindro.
Manter a haste do êmbolo e pistão precisamente centrado no conjunto do cilindro – importante para o desempenho do sistema de vedação da haste e sistema de vedação do pistão.
Modelo de V-Ring
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